top of page
Destaque

PRÉ - CONCEITO

  • Tylly
  • 9 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

00218.jpg

O que se entende por preconceito? A maioria das pessoas vão dizer que é o ato de discriminar alguém, mas a resposta sempre fica vaga, porque a maior parte das pessoas são preconceituosas. Não estou relatando nenhuma asneira, vamos ver a etmológia da palavrá, Pré ( algo que vem antes), Conceito ( idéia, juízo ou opinião), juntando as duas temos o termo: Idéia pré concebida, ou seja, quando não se conhece algo e já não gosta dela. Isso acontece com as crianças de forma inocente, quando você oferece algo novo para ela comer e a mesma rejeita dizendo que não gosta, bem ela nunca provou, como ela não gosta? Dando esse argumento, você oferece de novo e ela aceita, assim passando a gostar da comida que lhe foi oferecida.


Porém com os adultos é bem diferente, pois estes quando possuem uma idéia antecipada das coisas, se tornam irredultíveis em sua maioria e passam a ser preconceituosas diante de uma idéia, de pessoas, religiões, gostos sexuais, etc. A partir desse momento começam a ser "xiitas" dos mais povorosos. Infelizmente nosso mundo é cheio desse tipo de pessoa, que em sua maioria usa a religião para afirmar suas idéias como verdadeiras, se colocando como os únicos com a verdade absoluta.


Segundo a Declaração Mundial dos Direitos Humanos, o ser humano, aquele que é para ser Sapiens, tem o direito de ir e vir, de ser o que ele bem entender e ser respeitado por isso (tô resumindo o que diz a declaração), o mesmo tem direito a moradia, saúde, etc. Então o que mais desumano ficar tachando os outros como pecadores, se esses mesmo que jogam o "dedo na cara" já estão em "pecado" quando discriminam, pois Jesus, aquele que veio mostrar o amor, diz: "Amai uns aos outros como eu vos amei". Aquele que andava no meio das prostitutas, que ficava com os leprosos, sim aquele que não era visto com bons olhos pela sociedade de sua época, ele mesmo que tanto os que se dizem cristãos, seguem, porém não conseguem cumprir o seu principal ensinamento, mas ainda assim acham que são os donos da verdade.


E aqueles que dizem a frase: "A não sou preconceituoso, tenho vários amigos negros", mas quando sua filha ou filho se interessam por um negro(a), criam uma tempestade, e ainda os próprios negros, quando somente assistem jogos de "negro", ouvem somente música de "negros", etc., estão sendo tão preconceituosos quanto os brancos que eles falam que os discriminam.


A discriminização acontece em todos os lugares e das formas mais sutis, pois quando a sociedade não concorda com o seu jeito de se vestir, de se comportar, ela está te descriminando, pois você não está se comportando de acordo com o que ela acha do bom costume da sociedade e da família. Essa mesma família que é destruturada, pois o pai se mostra para os outros com o bom chefe de família, porém em muitos casos tem amantes e é tirano dentro de casa, não aceita a opinião dos filhos e acha que a esposa serve somente para servi-lo. Olhando bem que não generalizando, mas mostrando uma realidade que teimamos em esconder.


Discriminar por qualquer natureza é algo inaceitável, pois lembre-se não se leva nada nessa vida, além claro do que somos e de como agimos para com o nosso próximo, então preocupemo-nos mais em sermos felizes, em fazermos o nosso melhor e sim amar ao nosso próximo do jeito que ele é, com seus defeitos e qualidades, com suas opções e suas opiniões, que o mundo será um canto bem melhor para viver.


 
 
 

Comments


© 2009-2020 por Tylly & Thorik - criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Twitter App Ícone
bottom of page