Brasil, um país sem preconceito #SQN
- Tylly
- 14 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

O Brasil se "vende" para o exterior como um país sem preconceito, que possui várias etnias vivendo em harmonia em um só passo. Mas a verdade não é bem assim, o Brasil é um país racista, homofóbico, intolerante, machista, patriarcal, etc. Hoje o Brasil se encontra entre os primeiros lugares do mundo que mata mulheres, homossexuais e negros, em maior quantidade do que em guerras.
Ontem dia 13 de maio, quase ninguém lembrou que há cento e trinta anos atrás, a Princesa Isabel querendo agradar um setor da economia do país libertou todos os escravos. Mas que liberdade foi essa? Uma liberdade sem planejamento, que os negros foram "jogados a própria sorte", sem uma política de socialização, para sobreviver começaram a subir os morros no Rio do Janeiro e a ocupar as áreas periféricas das cidades.
Depois de mais de cem anos o que é visível no Brasil, o negro ganha menos que o branco mesmo tendo a mesma formação, são poucos negros dentro dos bancos acadêmicos, em cada quatro mortos pela polícia um é negro. Então não tem muito a comemorar num país que é miscigenado e se diz orgulhoso disso, ter pessoas que dizem que o negro não serve nem para procriar.
A hipocrisia de dizer um país sem preconceito sendo que as religiões afro-brasileiras são perseguidas pelas pessoas de "boa família", será que se o Brasil fosse igual mesmo, os mais de cinquenta milhões de negros nesse país estariam vivendo igual como os brancos não é isso? ou seja, seria uma sociedade igual para todos. Mas isso não é o que se vê ao olhar para os acontecimentos recentes, dentro das faculdades estudantes sendo humilhados pela cor, mulheres passando por constrangimento dentro do trabalho por conta do cabelo, crianças passando por bullying nas escolas por conta de sua cor.
Enquanto a revista na favela for diferente a que acontece nas regiões abastadas em uma cidade violenta, não se pode ter um país igual, pois, o próprio Estado e a sociedade, discrimina e trata diferente.
Só uma pequena lembrança, o sangue é o mesmo, e quando se morre vai para o mesmo canto, e o esqueleto tem a mesma cor e formato, ou seja, a cor é só um detalhe da anatomia, não define o que o ser humano é, o que define o que você é, é o seu caráter, é a forma que você vive sua vida e como você como um indivíduo trata o próximo.
Um Brasil do futuro será um país sem fronteira, sem preconceito e sem racismo, porém para que isso aconteça ele precisa mudar profundamente nas ideologias passadas, não é uma mudança de governo, mas uma mudança que começa com cada indivíduo de uma sociedade. Depende de como você como trata o outro independente qual cor de pele ele possui.
Comments