Existe igualdade no Brasil?
- Tylly
- 8 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

O ser humano é muito complicado, primeiro por que ele é egoísta, segundo por que ele não entende que igualdade é diferente de equidade. O Brasil é um grande exemplo desse não entendimento, em um país totalmente desigual, precisa-se da equidade para ajudar aqueles que estão abaixo, porém, continuam falando se somos todos iguais para que leis especificas? Bem vamos explicar de uma forma bem didática, você, branco de classe média que estudou a vida toda em escola particular, é muito mais privilegiado do que um negro que nasceu na periferia que ganha um salário mínimo, que se estudou foi em escola pública e normalmente consegue subempregos. Então como ter igualdades de condições perante essa desigualdade? Por isso existe leis e programas que ajudam essa parcela da sociedade a ter condições equivalentes aqueles que já possuem.
Mas como foi dito mais acima, o ser humano é egoísta e o brasileiro muito mais, país chamado de mestiço, pois, é uma mistura de tantas etnias, porém, ser cidadão é ser branco, heterossexual e cristão. Então o que fazer com esses grupos que não se encaixam? Ah! No Brasil se discrimina discretamente, em músicas, pequenas piadas que depois vem: “é humor”, “é brincadeira”, porém, tudo isso vem demonstrar que o brasileiro além de egoísta, não querer ver os pobres conseguirem sair da pobreza que se encontram, querem manter sim essa imagem que não sou racista, mas lugar de negro é na cozinha, não sou homofóbico mas não é pra andar de mão dada, não ter direitos etc.
Uma sociedade realmente igual é aquela que reconhece todos os indivíduos que nela vive, e faz com que todos eles tenham as mesmas chances num mesmo ambiente propício para isso. Enquanto se olhar para a meritocracia como algo certo, o que continuará a ser visto é um país igual só na boca daqueles que não estão preocupados em crescer como um todo.
Na história já se verificou que nações assim caíram, e não conseguiram se erguer até tornar-se realidade o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos no seu artigo 1º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Então para que o Brasil se torne uma nação assim precisa primeiro eliminar o preconceito de sua própria origem.
Comments