Comics Vs Anime: Os caminhos do BL
- Tylly
- 26 de jul. de 2019
- 4 min de leitura



Antes de entrarmos na história dos mangás no Japão, vamos fazer uma intervenção para falar sobre a diferenças do mangá para a comic, mas, também para explicar algumas coisas sobre Yaoi (Boys Love) no Japão, China e Coreia do Sul, sim, por que todos possuem uma diferença bem visível. Quer dizer, quase visível, algumas pessoas não conseguem identificar e acham que tudo é igual.
A primeira diferença que pode ser observado é o formato, já que os mangás são normalmente preto e branco, impressos e lidos (isso para os ocidentais ainda é espantoso, para mim sempre foi normal, segundo alguns é por que sou canhota) da direita para esquerda e normalmente onde os ocidentais acham que o final no mangá é o começo. Já as comics são coloridas e não são impressas, elas são lançadas na internet, a leitura segue a do mangá. No caso que estamos falando, as histórias Yaoi, sim vemos algumas diferenças quando vai se ler as comics japonesas, coreanas ou chinesas.
Sou leitora de mangá desde os 8 anos, então tenho mais intimidade como esse, descobri as comics alguns anos mexendo na internet e achei que eram mangás coloridos, depois fui entender que não eram publicações físicas. Mas, vamos lá sempre volto para algo que me lembro e saio do que era para ser comentado. A categoria boy love possui subcategorias, como o próprio Yaoi surgiu da categoria shoujo que são mangás destinados as mulheres e meninas. Bem dentro do Yaoi japonês, podemos identificar o shounei-ai que em alguns casos da insinuação do romance, porém, algumas vezes aparece o beijo, mas, não aparece a relação sexual em si, normalmente essas histórias se passam no período escolar ou esportes. O Yaoi propriamente dito que aparece a relação amorosa, como comportamento e sentimentos e a relação sexual é mostrada de forma clara, na verdade alguns desfechos da história acontece antes, durante ou depois da relação sexual. Ah! Tem o Yaoi lemon, sim esses normalmente as relações sexuais acabam por ser o centro da história (eu normalmente digo que são os hentais do Yaoi), muitas dessas histórias, pelo menos as que li, são mais pesadas, com violência bem clara, e as relações são mais complicadas, não li muitos lemons vou admitir.
Não sei dizer (isso é algo que comecei a pesquisar e não achei ainda) se na Coreia do Sul e na China possuem mangás Yaoi publicados fisicamente, mas tenho por mim que na China é quase impossível devido ao tipo de governo que a mesma se encontra. As próprias comics na China são publicadas de forma que o governo não saiba, normalmente em contas fantasmas no Twitter (o twitter é proibido na china).
Voltando a diferenças entre mangás japoneses e comics coreanas e chinesas de Yaoi. As comics coreanas normalmente são sofridas, gente como essas autoras gostam de colocar drama, e também é observado que dificilmente, pelo menos as que li, o sexo é posto claramente, normalmente as tramas são mais sentimentais e sociais, muitas comics, trabalham através dos problemas que os próprios jovens passam, como bulling, baixa autoestima, aceitação da sexualidade etc. Algumas como Blood Bank (não vou mentir é uma das comics que mais amo, e olhe que se for colocar aqui ela lemon pra caramba, porém, como uma história de fundo maravilhosa, tá chega, aqui é fã girl fujoshi falando), possuem esses traços, mas, se passa em um mundo fantasia.
Agora as comics chinesas, essas muitas vezes pelo menos não lembro de nenhuma que tenha mostrado explicitamente até o momento, a relação sexual em si, tem algumas que você espera mais de cem capítulos para sair um beijo rsrsrsrs, enfim, elas normalmente abrangem um momento da história chinesa, principalmente guerras contra o Japão, sim, China e Japão são inimigos históricos, por isso por favor não confundam chineses e japoneses ( isso é outra história, para outra hora), a fantasia nas comics chineses veem com um toque de magia. O que to pesquisando no momento, e gente quando mais pesquiso mais amo esse assunto, se essa falta de explicitação da relação sexual tem a ver com a repressão do regime, ou, se é a repressão sexual e mental que as mulheres passam dentro da sociedade (isso também assunto para outros posts). Histórias como 3 de março, falam muito sobre as guerras e o “ódio” que chineses sentem pelos japoneses.
Agora o que fica evidente são traços, o mangá japonês possuem características conhecida no mundo inteiro, os olhos normalmente são mais proeminente, já o coreano é mais cartunesco e por fim o chinês é mais clássico.
Se alguém me perguntar qual o meu preferido? Amo os mangás japoneses, suas histórias e personagens, mas, tem algumas comics chinesas e coreanas que me pegaram também. Hoje muita gente tem mais acesso à internet o que tem facilitado a propagação das comics, mas, ainda temos fãs que traduzem os mangás japoneses e colocam na net.
Próximo capitulo será mesmo a história do mangá no Japão, porém, tenho por mim que voltarei a falar de comic, rsrsrs.
Comments