A terra do sol nascente Japão (日本)
- Tylly
- 30 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Antes de entrar na história do mangá no Japão, vamos contar um pouco sobre a história do país. O Japão (日本)é um arquipélago formado por 6852 ilhas, porém as quatro maiores e mais importantes são: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, 95% da população é originária da ilha, ou seja, quando o Japão passou a ser povoado durante o período paleolítico, cerca de 35 mil anos, entre 11 a 500 a.C. um grupo começou a construir um tipo de cerâmica chamado jonmon que é considerada a mais antiga do mundo, depois surgiu uma cultura conhecida como Yayoi, que passou a construir material de metal, como também o cultivo de arroz, esses dois últimos foram o grande progresso desse período, existiam ai muitas tribos, porém só foi no período Yamato (o Japão conta esses períodos como eras ou じだい) que grupos mais fortes começaram a se formar e assim subjulgar as tribos menores.
O problema começou quando o governo que estava no poder, começou a assimilar as culturas coreanas e chinesas, causando uma tensão, e assim a corte imperial em torno de 794, funda a cidade de Heian-kyon (atual Kyoto), surgindo assim uma cultura aristocrata, apesar de ter funcionado na cidade central, esse sistema fracassou nas pequenas vilas, fazendo acontecer um colapso na parte administrativa, esse colapso se estendeu para a vida social com a privatização de terras, tentando retomar a organização pública a aristocracia precisando de guerreiros para proteger suas propriedades, foi “recrutando guerreiros” formando um nova classe social, os samurais.
Em 1192, Minamoto no Yorimoto foi considerado xogum (um ditador militar) pelo imperador, dando início ao período xogunato, com o tempo o xogum acabou por ser considerado mais poderoso que o próprio imperador. O xogunato Kamakura teve seu início aí e durou cerca de setecentos anos, o Japão nessa época não era unificado, ou seja, existiam vários xoguns. O que aconteceu depois é que em torno de 1467 ocorreu a Guerra Onin, revoltas se espalharam pelo Japão, somente em 1573 Oda Nobunaga (considerado um dos heróis japoneses) começou a unificação, porém, não conseguiu completá-la por que foi morto por um dos seus principais generais. O imperador foi morto também e foi vingado por Toyotomi Hideyoshi, finalmente completando assim a unificação do Japão em 1590, porém o país ficou dividido, alguns queriam o filho de Hideyoshi, Hodeyori para governar a nação como imperador, outros queriam o daymo Tokugawa Leyasu, causando uma nova guerra, chamada de a Batalha de Sekigahara, onde Leyasu saiu vitorioso se tornando, iniciando assim o xogunato Tokugawa (ou えいぢとくがわ, ou じだいとくがわ) que durou cerca de 200 anos, nesse período o Japão se fechou ao mundo, não permitindo que nações estrangeiras entrassem no território, aqueles que ali estavam foram expulsos ou foram exterminados, é considerada o auge dos samurais, a era Tokugawa termina em 1857, com a guerra Meijin. O Japão abre seus portos aos americanos, mudando assim sua história, porém esse período fica para outra hora.
Espero começar a história do mangá no próximo, eu prometo kkkkk.
FONTE: Guide to Japonese Historical Periods, Mineapolis Institue of Arts.
CHARLES, T. Kelly, Historic Archaeological Periods in Japan, 2009.
Charles T. Keally. Yayoi Culture,2006.
Comments