top of page
Destaque

A história do Mangá parte 1 - マンガ物語パート 1

  • Tylly
  • 6 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


Quando se fala da origens dos quadrinhos podemos dizer que os primeiros desenhos foram os encontrados nas pinturas rupestres, feitas pelos primeiros hominídeos, porém, não pode-se afirmar que sejam os primeiros quadrinhos já que não se sabe o motivo dos primeiros homens pintarem as cavernas. Bem mais nosso interesse é sobre os mangás, quadrinhos japoneses famosos em todo mundo, a história dos mangás é bem ampla e antiga, aqui vamos fazer um pouco desse relato.


Em 1935, quando se fazia uma reforma nos templos de Toshodaiji e Horyuji foram encontrados pinturas que datam do século VII, os desenhos eram caricaturas de animais e pessoas com medidas exageradas que visivelmente mostram humor, não se pode considerar essas pinturas como o início dos mangás, mas, podemos dizer que a arte e o humor já se fazia presente na cultura japonesa muito antes dos primeiros mangás surgirem. Nos séculos XI e XII surgiu os e-makimono, um tipo de desenho pintando em rolos feitos de papel de arroz, as histórias eram contadas a partir do momento que a pessoas ia desenrolando os papiros, foi no século XII que o mais famoso e-makimono foi feito, Chôjûjgiga, eram desenhos de animais de forma caricata, a autoria dos desenhos é provavelmente de Kakuyu Toba (1053-1140), nesses desenhos os animais adquiriam características humanas, com situações do cotidiano, satirizando a sociedade da época.


Os Chôjûgiga era dividido em duas partes, uma direita e uma esquerda, e possuíam linhas retas e limpas, o que era uma raridade para época, por conta da limitações instrumentais.


Apesar de vários animais aparecerem nos desenhos, verifica-se uma quantidade maior de lebres e sapos, depois desses dois seguem os macacos. Não foi feito um estudo detalhado sobre essas aparições, mas, podemos deduzir que os sapos e lebres representam as classes mais abastadas enquanto os outros as outras classes sociais, esse tipo de caricatura/estereótipo é encontrada nos mangás também, um exemplo é Inuyasha que é a história de meio youkai, filho de uma humana e um youkai e possui características de ambos.


Terminamos aqui a primeira parte sobre a história do mangás, é um pequeno resumo. Na próxima vez iremos adentrar no século XVI até o século XIX.


Até a próxima.



Fonte: FURUYAMA, Gustavo – Mangá e a transmissão da cultura: O exemplo de Rurouni Kenshin – USP, São Paulo, 2008. Tese de Mestrado em Lingua, Literatura e Cultura Japonesa.

LUYTEN, Sonia Maria Bibe – Mangá: O poder dos quadrinhos japoneses. Ed. Hidra, São Paulo, 2004.


 
 
 

Commentaires


© 2009-2020 por Tylly & Thorik - criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Twitter App Ícone
bottom of page