Ser brasileiro vale a pena?
- Tylly
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Você tem sentimento patriótico atualmente?
Essa pergunta já foi me perguntado algumas vezes e pensando, não, eu não tenho um sentimento patriótico por que não me sinto como uma brasileira. Desde 2018 quando o Brasil elegeu um fascista como presidente a cada dia a satisfação de ser brasileira foi morrendo, hoje não me sinto feliz de ser brasileira. Não me sinto bem ter nascido num país que acha que pessoas como eu só serve para ser faxineiras e serventes, que um negro não pode ser um médico, ou, engenheiro, não me sinto bem em um país que não respeita o outro por amar quem ele ama, o país que mais mata LGBTS+ no mundo, nem países como Rússia matam tanto quanto o Brasil.
Não me sinto bem, vendo pessoas que se dizem de bem, desejando a morte de outros por não serem da mesma religião, pensamento politico, não sou feliz de ser chamada de brasileira quando em cada 2min uma mulher sofre uma violência e que a cada 1 hora mulheres são mortas por simplesmente dizer basta a uma relação nociva. O Brasil não respeita negros, mulheres, pobres, lgbts+, idosos, liberdade religiosa, ciência, conhecimento.
Não tem como se sentir feliz em um país que acredita em mentiras e dúvida da ciência, quando milhares estão sendo massacrados por nascerem do jeito que nasceram e ainda são humilhados em falas de alguém inculto e mal-educado como o que colocaram no país. Então depois de colocar todos esses pontos, como ainda ser patriota? Não tem motivo nenhum para eu querer usar as cores, cantar o hino, ou ver a bandeira do país enrolada em mim.
Enquanto o Brasil mata os brasileiros, enquanto vidas negras forem tiradas pelo simples fato de sermos negros, enquanto as pessoas não agirem como humanos, não tem como me orgulhar de algo que vem do Brasil, nem o esporte que acompanhei a vida toda me trouxe algum consolo, pois, em sua grande maioria os jogadores apoiam a “situação” que se encontra no poder atual, então deixei mesmo de acompanhar a seleção e jogos de vôlei e com toda certeza torcer pro Japão nas olimpíadas.
Um dia poderei voltar a sentir vontade de ser chamada de brasileira? Não sei dizer, isso é uma pergunta muito complexa, o Brasil não mudou em mais de cem anos depois do fim da escravidão, não será em um ano, dois que mudará. E não será logo que poderei pensar como brasileira novamente, hoje me sinto apátrida, sobrevivendo por mim, pois, o país não valoriza pessoas como eu, negra, pobre, culta, pesquisadora e pensa racionalmente.
Comments