top of page
Destaque

A LUZ DO CANDIERO SEMPRE VAI BRILHAR: JUSTIÇA CHEGA MAIS CEDO DO QUE SE POSSA PENSAR

  • Foto do escritor: tyllys
    tyllys
  • 9 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura



Em uma analise inicial sobre os últimos acontecimentos no caso do ator chinês Zhang Zhehan pode-se dizer que os perpetradores estão cada vez mais perdidos e desesperados. O por que dessa conclusão? Vamos falar primeiro de uma conta pública que surgiu no wechat no dia 16 de janeiro, sete dias após a conta de o Professor Li ter sido silenciada pela plataforma social Weibo. Uma conta de um telefone desconhecido que apareceu do nada e que estava vinculada a conta da casa de chá (física) que naquele momento todos achavam que era da mãe de Zhang. Pois bem a conta ficou em silencio até o final de janeiro quando começou a colocar ensaios de livro, o primeiro meio que culpando um ex-colega de não entrar em contato, bem, pessoas começaram a deduzir por vontade própria que fosse Zhang.


A conta apareceu com o nome de Zhang Sanjin, bem existem inúmeros Zhang não china, parece o Silva no Brasil. Mas pessoas começaram a dizer que eram o ator Zhang, bem todos tiraram conclusão de suas cabeças. Essa conta começou a postar coisas que levariam as pessoas deduzir que Zhang estava deprimido, erroneamente pensando, já que a entrevista dada ao professor Li no dia 31 de dezembro, mostra um homem, honesto e decidido a lutar por justiça, a deixar ser investigado e que ama seu país acima de tudo. Com isso o que se viu foi cada vez mais a conta pública tentar convencer as pessoas que ele era o ator zhang. Mas vamos a uma segunda pergunta, o que ele ganharia tentando fazer as pessoas o acharem uma pessoa sem equilíbrio emocional? O que traria de benefício para ele? Nenhum, na concepção de quem não acreditou desde o primeiro momento na história.


Pois bem, um dia conta pública deu um deslize e internautas perceberam que a mesma é mantida por uma conta de marketing, porém, fãs que depois descobriu-se que eram “contratados” ou “comprados”, começaram a dizer que a conta tinha sido hackeada. Bem, passou-se mais algumas semanas, até que internautas descobriram que o nome Zhang Sanjin foi patenteado pela senhora de nome Xie, ex- produtora musical de Zhang e que a mesma no dia 24 de dezembro quando o caso do ator foi aceito pela polícia, abriu uma empresa com nome de Z.He.Z, e passou a espalhar que estava ajudando Zhang.


Vamos pensar, Zhang como sua mãe não estão impedidos pela justiça chinesa de exercer seu poder como cidadãos, ou seja, eles podem abrir negócios no nome deles. Mas a senhora Xie alimentou isso e disse que iria lançar produtos para “ajudar” Zhang e fãs com saudade, produtos que chegaram com o valor de 400 rmb, mais caros que Louis Viutton. No entender internautas começaram procurar e descobriram que todas as fotos e vídeos foram feitos por uma pessoa que tinha traços parecido com Zhang, fotos comparadas de uma pessoa que fez o ensaio com o boné e fotos de zhang mostraram que eles estavam certos.


No mesmo dia do lançamento, o Instagram do Zhang que estava privado e desde o dia 13 de janeiro quando foi reativado só excluía pessoas, trocou o avatar para a logo da marca, tornou-se aberto e por fim “um amigo de adolescência” do mesmo que é streaming de jogo, fez live com o boné, dizendo que estava a ajudar Zhang. Isso abriu um sinal vermelho entre fãs, já que zhang nunca quis que seus fãs gastassem dinheiro com ele, sempre dizia que não precisava, chegou a vender cd por 3,00 rmb. Não conseguindo vender e não convencer as pessoas Zhang Su, o “bro” de Zhang e Xie passaram a ficar mais violentos em suas interações com internautas que os questionavam, até ameaçando muitos.


O Professor Li voltaria ao Weibo dia 10 de abril, porém, no dia 8 de abril a plataforma excluiu seu perfil sem aviso prévio por que.? Isso levou muitos a questionar a justiça e o poder do partido no país. Mas tem-se que lembrar que o online não interfere no offline e não condiz com a realidade. No mesmo dia internautas encontraram que Xie contratou uma equipe para editar seu Baidu no dia 13 de agosto, mesmo dia do incidente de Zhang, como posteriormente mais duas datas. Isso faz surgir outra pergunta, Xie tem ligação profunda com a CAPA e seu presidente? Ela quer transformar a imagem de zhang mais desgastada para que o mesmo não consiga voltar mesmo obtendo justiça?


Bem a ligação entre Su e Xie leva a deduzir que os dois estão juntos na história criada em torno de ZSJ já que Su tem conhecimento de informática e pode muito bem manipular fotos, Xie deve ter material inédito de Zhang já que o incidente aconteceu a véspera de um lançamento de cd. O ataque ao ator Gong Jun desde o dia 17 de março, culminando com uma invasão de privacidade e formações de boatos infundados, leva a crê que queriam causar a ele o mesmo dando que foi causado a Zhang, porém, com a ajuda dos fãs de Zhang e Jun em juntar provas, logo o mesmo entrou na justiça e fez um boletim de ocorrência na polícia.


O que tem haver Jun e Zhang, tudo, já que são pessoas ligadas intimamente e que tem um fandom forte. E sabe-se que Xie, Su e ZSJ tentaram atingir desde sempre. Mas como as fãs procuram sempre provas, não conseguiram e estão sendo expostos cada vez mais.


Com a exclusão do Professor Li ficou cada vez mais claro que algo que não vai de encontro a CAPA e seus associados está acontecendo offline, pois, se as coisas tivessem favoráveis a eles, não teriam tanto trabalho pra tentar calar de vez um diretor e produtor de cinema que atualmente é ligado ao superior tribunal de justiça. Porém a retirada do mesmo da rede social não diminuiu o ímpeto das pessoas por justiça, só fez atiçar mais o poder e a procura por respostar. Enquanto isso Xie fica cada vez mais exposta e percebe-se que ela e CAPA tem uma ligação, qual é, com o tempo será revelado, pois, mentiras não duram pra sempre.


A escuridão não é eterna, Professor Li foi uma luz e seu candeeiro continua a queimar, a justiça processual chegará e um inocente sua vida social novamente terá.

 
 
 

Comments


© 2009-2020 por Tylly & Thorik - criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Twitter App Ícone
bottom of page