top of page
Destaque

A resposta do CAPA?

  • Foto do escritor: tyllys
    tyllys
  • 12 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Postagem original do blog de TEDDYFOXFLUFF https://teddyfoxfluff.wordpress.com/2022/01/11/who-canceled-zhang-zhehan/ (Agradeço ao Teddy pela autorização)


Desde que Li começou seu questionamento, o CAPA ainda não emitiu uma resposta formal às inúmeras alegações problemáticas. Suas únicas respostas oficiais até agora são uma ameaça de processar por calúnia (embora ainda não tenha tomado nenhuma ação legal) e, apesar do completo silêncio/de plataforma de Zhang em quase todas as plataformas, uma notificação de que seus boicotes não são obrigatórios ( https://twitter.com/bluebirdmuppet/status/1466138248988794884 ). Veja o final deste artigo What's on Weibo para ver até que ponto Zhang foi deplorado ( https://www.whatsonweibo.com/op-ed-%E2%8E%AA-cyber-bullying-and-fake-news-what-you-should-know-about-the-zhang-zhehan-story/ ).




CAPA ameaçando processo legal contra calúnia



CAPA declarando que seus boicotes não são obrigatórios.




Apesar da falta de uma resposta formal, muitas manobras desleais, conforme listado acima, foram ligadas de alguma forma ao CAPA. Mesmo agora, comportamentos suspeitos continuam a ser observados.


Recentemente, em 29 de dezembro de 2021, a CCTV (央视网) publicou no Weibo https://m.weibo.cn/status/4720006069747924 (sem autor na lista) mais uma vez listando o nome de Zhang com Kris Wu e Zheng Shuang, sem esquecer a ironia de que a CCTV cobriu anteriormente a cerejeira de referência do Santuário Yasukuni em março de 2018 https://tv.cctv.com/2018/03/19/VIDEZZgdgA8eaY0HYbBTQCjN180319.shtml , o mesmo mês em que Zhang tirou suas fotos.


Em 6 de janeiro de 2022, a conta Weibo do MCT também publicou (sem nenhum autor listado e comentários não visualizáveis) listando o nome de Zhang com Wu e Zheng, aparentemente em apoio ao CAPA. Netizens imediatamente notou que uma subsidiária do MCT publicou um guia antes de recomendar o Santuário Yasukuni como um destino turístico! https://twitter.com/bluebirdmuppet/status/1479296486206840832 . No dia seguinte, os netizens notaram que este guia ficou "indisponível" ou "danificado" em muitas livrarias ou lojas on-line.




O artigo destacado em cinza escuro é do MCT.

Não tem autor na lista, enquanto

outros artigos na página todos têm autores.




Imagem do post de Li que mostra uma subsidiária do

MCT publicou este guia que recomenda

o Santuário Yasukuni como um local de férias.


Os neozelandeses notam que este

guia ficou indisponível nas lojas on-line.


Pior ainda, a mídia respeitável foi pega editando sua cobertura anterior para remover menções ao Santuário Yasukuni e até mesmo ao Santuário Nogi ao invés de tomar uma posição contra a demonização de Zhang (embora não esteja claro se estas ações são impulsionadas pelo CAPA ou apenas um medo geral de tocar nestes tópicos).


  • O People's Daily Japan (人民网日本) editou um artigo antigo sobre as flores de cerejeira em Yasukuni para apagar as menções a Yasukuni. O artigo original ainda pode ser encontrado no Web Archive.

  • Sina Japanese Entertainment (新浪日娱) eliminou as menções ao Santuário Nogi como um destino romântico.



Antes: O People's Daily Japan menciona diretamente

o Santuário Yasukuni para a visualização da flor de cerejeira

(captura de tela do Web Archive).



Depois: O artigo não menciona mais o Santuário Yasukuni.





Antes: O posto (2019) menciona o Santuário Nogi como um destino romântico.




After: The revised post no longer mentions Nogi Shrine.



Por último, mas não menos importante, em 23 de novembro, quando CAPA emitiu a lista de 88 artistas proibidos, os neozelandeses notaram que as entradas Baidu para Zhang ZheHan e Zhu KeNing (Presidente de CAPA) foram editadas pelo mesmo usuário. As edições de Zhang reduziram ainda mais suas realizações e acrescentaram calúnias, enquanto a página de Zhu foi simplificada (lembre-se como o Baidu foi editado para enquadrar Zhang em agosto).


Embora não haja provas conclusivas sobre quem orquestrou a difamação de Zhang em agosto, o comportamento desleal que tem sido observado desde que Li começou a questionar o CAPA, incluindo a coordenação com a mídia respeitável e YXH, a manipulação de comentários sociais e a modificação das entradas do Baidu, são estranhamente reminiscentes daqueles usados contra Zhang durante o mês de agosto.


TRADUÇÃO: TYLLY SILVA ( DIAS 11 E 12 DE JANEIRO DE 2022)

obs: Qualquer erro observado pode entrar em contato no twitter @tylly


 
 
 

Comments


© 2009-2020 por Tylly & Thorik - criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Twitter App Ícone
bottom of page