Dinastia Xia- Saindo das Comunidades Primitivas para Propriedade Privada.
- tyllys
- 2 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Continuando nossa saga pela história da China, hoje falaremos sobre o considerado o primeiro império da China. Para entender um pouco sobre o império antigo chinês precisamos entender que o país que conhecemos hoje nem sempre foi unificado. A China teve inúmeros momentos de unificação e separação, pois desde os seus primórdios foi construída a base de Cidades Estados. Então a unificação definitiva demorou um pouco a chegar devido aos interesses e conflitos entre esses “reinos”.
O primeiro império que iremos falar será da primeira dinastia chinesa: a dinastia de Xian. Segundo o Consulado chinês, o período do império de Xian foi ocorreu entre os séculos XXI a. C e XVI a. C. Um período que durou cerca de quatrocentos anos, foram 14 gerações com 17 imperadores. O domínio principal deste império foi na região Sul da província de Shanxi e ao Oeste da província de Hunan.
O primeiro imperador da dinastia foi o Imperador Dayi, considerado herói dentro da história chinesa por conta de suas façanhas ao controlar enchentes. Em conteúdos históricos são relatados que o mesmo foi “muito aplaudido por conseguir controlar o rio Amarelo”. A ascensão da dinastia Xian fez com que a China saísse sociedade primitiva para propriedade privada. Lembrando que como já falamos anteriormente, a Ásia é bem diversificada, enquanto a China entrou em um processo de propriedade privada cedo por conta de sua aproximação com territórios ocidentais, outros países como Japão tiveram uma construção socio – estrutural diferente, pois estavam longe geograficamente do ocidente.
Historicamente pouco se sabe sobre essa dinastia, ela é citada nos “registros históricos”, nele dá para encontrar a linha cronológica que pode ser um guia para os pesquisadores. Segundo Couto (2008) em 1959 foram encontrados na província de Henan ruinas que pertenciam a cultura de Erlitou, para os pesquisadores essas ruinas provavelmente pertenciam a dinastia de Xia, porém ainda não se encontrou algo que comprove realmente essa suposição.
Quando Xia ascendeu houve mudanças na estrutura social chinesa, primeiramente foi extinta a sucessão hereditária para monarquia, forma de sucessão praticada desde do reinado do imperador Amarelo. Outra mudança que o governo de Xia trouxe foi o controle político baseado em clãs e famílias aristocratas, esses realmente quem controlava a nação. Foi implementado nesse período o sistema que empregava um governador civil, para que o mesmo decidisse sobre as punições quando houvesse transgressão da lei, a partir dessas ações é que o código legal chinês começou a ser moldado. O último imperador Xia foi Jie que era considerado corrupto e foi deposto por T’ang, líder do povo Shang, que se localizavam na região leste da China. Assim, começa a dinastia Shang, a primeira que se tem comprovação história e arqueológica de sua existência. Falaremos dela no próximo post, espero que estejam gostando, até a próxima.
Fonte: COUTO, Sérgio Pereira. A extraordinária história da China. São Paulo. Universo das Letras, 2008.
Embaixada da Republica Popular da China no Brasil. Disponível em: (www.embchina.org.br). Acessado em: 01/02/2021.
Comentarios