Nem todos dão FELIZ NATAL no dia 24
- tyllys
- 23 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Está chegando o Natal, para os cristãos uma data de renascimento, para outras religiões nada mais do que um dia qualquer. No caso do oriente asiático onde o cristianismo não tem uma quantidade significativa de seguidores, podemos relatar que o natal é uma data comercial, falaremos sobre as curiosidades em relação a data.
Por exemplo, no Japão é um período de encontro entre casais, normalmente se compra um pequeno bolo, ou, os casais saem em encontros românticos. E as lojas do KFC ficam lotadas. Outra curiosidade, pense como os asiáticos gostam de KFC. Fiquei com o pensamento que essa é uma companhia que não quer entrar em guerra econômica não, já que seu público no oriente asiático é muito maior que nos EUA. Voltando ao natal, o Japão é um país que tem em sua maioria uma população xintoísta (uma religião milenar, surgiu no início do povo Jamon por conta de 982 a.C), voltada para vários deuses, espíritos e o respeito aos antepassados. O cristianismo representa uma parcela muito pequena da população no Japão, somente 2%, então assim, a véspera do Natal para o japonês é um dia comum.
Já na China outra nação milenar da Ásia, a religião predominante é o taoismo, como também o confucismo e depois o budismo, o cristianismo também tem muito pouco espaço na região. Para os chineses o dia 25 de dezembro é o início do solstício de inverno, normalmente como acontece no Japão, no natal os chineses se reúnem com os amigos, ou companheiros e comem KFC. O único país com maioria cristã no extremo oriente é a Coreia que tem sua maioria da população protestante, lá o a véspera de natal e o dia 25 de dezembro uma data de nascimento.
Nasci em uma família cristã, entendo perfeitamente a representatividade do natal, mas, hoje depois de estudar tanto passei a compreender mais que os cristãos são um pontinho no mundo. Assim é preciso usar o dia 24 de dezembro (lembro que na realidade pela história e arqueologia, Jesus nasceu provavelmente em agosto), para poder refletir o que os cristãos estão fazendo para mudar. Renascer, era pra ser assim essa data.
Para mim, vai ser um dia para tá com minha mãe (pandemia não vai deixar nos reunirmos) e vou pensar que eu até queria tá no Japão ou na China comendo KFC e vendo a neve cair. Mudanças e aprendizado sempre é bom. Quem sabe um dia né?!
Bom Natal e que o nascimento do Cristo mostre pessoas mais humanas e sociais em tempos que precisa- se ser solidário e menos egoísta, fazendo isolamento e não aglomerando e assim salvar vidas, inclusive a sua. Até a próxima postagem.
Comments