O país milenar: Conhecendo a China- part I
- tyllys
- 16 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Como prometido vamos começar nossa série sobre países asiáticos e o primeiro da série que será contado um pouco de sua história em alguns posts será a China. Quando se fala de China hoje, se pensa logo em Covid-19 e país comunista, mas você sabe como a Republica Popular da China se tornou uma das maiores potências mundiais?
Segundo Couto (2008) o território chinês situa-se no leste da Ásia e possui uma área territorial com uma extensão de 9.596.961 mil km², sendo um dos maiores países em extensão no mundo. Cerca de dois terços do seu território é constituído uma extensa cadeia de montanhas e por terras semidesértica, o país possui uma diversidade no seu ecossistema, pois sua parte oriental contém terras férteis. A China tem inúmeras ilhas, sendo a maior a ilha de Hainan que se localiza na costa meridional.
A china é cortada por três rios principais, o primeiro é o rio Huang He, um rio totalmente chinês ( conhecido no ocidente como Rio Amarelo) esse foi o berço da civilização chinesa. O rio possui 5. 464 km e sua bacia é de 752.000 km². O segundo é o rio Amur considerado o oitavo maior rio do mundo, ele corre na fronteira da China com a Rússia, já no seu final ele entra no território russo. Por último tem o rio Yu (no ocidente é chamado de rio Sian), sua localização é na parte sul do país.
O nome China ficou conhecido no ocidente no século XIV e XV. A palavra deriva da palavra persa cin que por sua vez já vem do sânscrito cina. Martino Martini no século XVII propôs uma teoria que o nome é derivado do reino Quin, considerado o reino mais ocidental dos reinos existentes durante a dinastia Zhou. A palavra Cina foi encontrada em algumas escrituras Hindus no século V a.C. O nome do país foi alterado inúmeras vezes, existem dois nomes comuns que normalmente os chineses se referem ao país, o primeiro é Zhougguoo (que literalmente significa “Estados de Centro”) e o segundo é Zhonghua. O segundo nome apareceu inúmeros textos que se referenciam ao território durante o século VI a.C. Depois da Revolução que aconteceu em 1949, o país passou a denomina-se Republica Popular da China, nome utilizado até hoje.
Hoje conhecemos um pouco da geografia e da nomenclatura do nome da China. No próximo post começaremos uma saga sobre a formação socio estrutural chinesa a partir da sua história. Espero que tenham gostado e até a próxima
Fonte: COUTO, Sergio Pereira. A Extraordinária História da China. São Paulo, Universo dos Livros, 2008.
Chinese Govermment Official Statistics on Christian Population in Chine. Hrwf. Org. acessado em: 16.01.2021.
Comments