top of page
Destaque

Quem conta um conto aumenta o ponto: Rumores uma rede de crimes.

  • Foto do escritor: tyllys
    tyllys
  • 23 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura


Vamos falar de boatos. O que são rumores? rumores, notícias e histórias criadas sem veracidade e provas, em um termo mais grosseiro, uma mentira. O que leva as pessoas a criarem boatos no ambiente virtual? São inúmeras as respostas para essa pergunta, a primeira imediata, prejudicando uma terceira, de forma mais alongada, lucrando com o boato espalhado, ganhando seguidores na rede social e ficando conhecido (síndrome narcisista) e finalmente “destruindo o outro”.


Em muitos países o nome fake news para rumores se tornou universal e essas fakes se tornaram um problema social, a ponto de decidir as eleições presidenciais no caso do Brasil em 2019. O candidato mais forte na eleição foi preso com base em mentiras contadas, provas falsas, um juiz e promotores se juntaram a grupos que queriam que o atual presidente ganhasse a eleição, o que ele fez. Quatro anos depois, todas as acusações foram comprovadas como falsas e um dos acusados, agora candidato à Câmara, o então promotor que estava no "caso" do presidente e foi um dos decisivos para a acusação fosse aceita, foi condenado a indenizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Nos casos mais silenciados, a criação de um boato pode levar uma pessoa a ser demitida, desmantelando casas, mesmo nos casos mais graves causando morte e condenações injustas. As redes sociais precisam se responsabilizar e suspender até mesmo banir contas que criem boatos sobre terceiros, se isso não for feito, a rede de boatos poderá atingir mais pessoas e o problema será grande demais para ser resolvido, causando mais danos à sociedade como um todo.


Lembre-se que a internet não é uma terra sem lei e que você deve se responsabilizar pelo que diz, a veracidade também deve ser colocada. Você não gosta de alguém, cantor, ator, apresentador, político etc., guarde isso para você, não espalhe ódio pessoal para outras pessoas, eles não são culpados pelo seu problema. Outras pessoas que vendem suas contas ou criam rumores para ganhar dinheiro devem ser tratadas como criminosas, pois o fazem deliberadamente para obter ganhos financeiros com a desonra de outra. Uma sociedade justa e democrática é regida por leis e essas leis devem ser cumpridas por todos e em todos os ambientes. Então você internauta, diga NÃO À CRIAÇÃO DE RUMOR, NÃO AO CYBERBULLYING.

 
 
 

Comentarios


© 2009-2020 por Tylly & Thorik - criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
  • Twitter App Ícone
bottom of page